OPERAÇÃO CAÇA AO MATEMÁTICO, MUITA FORÇA? QUAL É O REAL INTERESSE DA GLOBO NELA?

O fato mais marcante da semana noticiado pela mídia brasileira deve ser comentado também na Homo Sapiens, qualquer veículo de mídia que propõe seriedade deve noticiar com objetividade os fatos, e também analisar criticamente as notícias, portanto vamos ao que interessa.
A operação que resultou na morte do traficante Márcio José Sabino Pereira, o Matemático, foi realizada no dia 11 de maio de 2012, há quase um ano atrás portanto, teve suas imagens amplamente divulgadas pela rede Globo no programa Fantástico do último domingo, nas imagens do vídeo, observa-se um tiroteio generalizado em área residencial, na favela da Coreia, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
O vídeo já tem um caráter informativo muito maior do que qualquer artigo que você poderá ler, caro amigo que nos acompanha. Nele, podemos ver claramente o excesso de força praticado pelos agentes do helicóptero, os tiros deflagrados de uma metralhadora de guerra que a polícia não possui autorização para usar segundo o Exército, são disparados a torto e a direito atingindo inúmeras residências, tiveram potencial claro de ferir moradores ou qualquer desafortunado que estivesse no lugar errado na hora errada, detalhe, a operação foi noturna. Segundo os agentes envolvidos, só houve tiro por parte deles após os fugitivos abrirem fogo, admito que isso seja verdade neste artigo para prosseguir com o raciocínio. Os fugitivos abriram fogo? Com fogo devem ser respondidos, a questão está longe de ser essa. O que não pode acontecer é transformar uma cidade, um bairro, numa zona de guerra, a força foi desproporcional e a corregedoria deve tomar as medidas cabíveis em relação ao fato. Pra corroborar com a ideia da força desproporcional na operação também existe o fato da polícia federal já estar acompanhando todos os passos do Matemático desde meses atrás, o que elimina a possibilidade da operação possuir urgência.
Mais uma vez bato na mesma tecla quando o assunto é polícia violenta, devemos respeitar o Estado de Direito, tanto a população quanto o Estado, não há justificativa para tamanha violência praticada na operação. Nesse momento torno mais pessoal o discurso, toda vez que você ligar a televisão e assistir um programa que aplaude a violência excessiva do Estado, pense duas vezes antes de apoiá-la, porque, um dia esta violência pode ser voltada contra ti, ninguém está livre de ser confundido com um criminoso por exemplo.
Mas até aqui não acrescentei nada de novo ao tema não é? O detalhe que realmente me chama atenção é o fato, do Ministério Público já ter arquivado o inquérito no momento que foi exposto ao público o vídeo, nota-se disso que, não houve crítica interna do Estado a operação, se não houvesse chegado a grande mídia, provavelmente nunca ouviríamos falar deste acontecimento, e os agentes envolvidos não sofreriam nem mesmo uma coerção social contra a arbitrariedade de seus atos. Ou seja, os métodos irresponsáveis e violentos já são legítimos para o poder público, inconstitucionalidade?
Indo mais a fundo me ocorre outra dúvida, qual é o interesse da Rede Globo em repreender a polícia em relação a essa operação? Preocupação com os pobres cidadãos da favela da Coreia? Como já não acredito mais em humanismo nos grandes meios de comunicação, a única coisa que me ocorre para justificar o interesse da Globo nessa operação e a posição dela em relação é o fato de estarmos chegando na Copa, o Rio de Janeiro, precisa estar em paz para conseguir gerar todo o dinheiro possível de ser gerado num evento de tamanha grandeza. Turismo na favela, negócio bem rentável para os grandes, até ai não me oponho, pois a relação gera benefícios para moradores e empresários envolvidos. Mas será que o próximo passo é a especulação imobiliária nas áreas pacificadas e consequente saída dos moradores de baixo poder aquisitivo dos locais a preço de banana? Será que mais uma vez a lógica capitalista será o fim dessas ações e o pobre mais uma vez será desfavorecido?

Vídeo da operação: http://www.youtube.com/watch?v=oqWUO2rR3mw
Infográfico das violações aos direitos humanos em nome da Copa: http://www.apublica.org/2013/05/copa-direitos-humanos-infografico-animado/
——————————————————————————————————————-
Texto publicado no dia 16/05/2013 na página do facebook Homo Sapiens.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s